sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VEREADORES SE REUNEM COM SERVIDORES DO SAMU




Vou tentar relatar os fatos da forma mais imparcial possível. Há tempos o SAMU tem sido alvo de reclamações sobre a demora no atendimento. Recentemente algumas reclamações se tornaram públicas tanto na mídia como através das redes sociais.  
Na manhã dessa sexta feira cinco vereadores estiveram no SAMU para  tomar pé da situação. São eles, Ulisses Maia, Humberto Henrique, Carlos Mariucci, Carmen Inocente e Capitão Ideval. A reunião foi realizada com a presença de servidores e chefias.  
No decorrer da reunião, vereadores solicitaram que os servidores expusessem os problemas que tem ocorrido. Vários servidores relataram não só problemas, mas também sugestões e reivindicações. Entre um dos problemas mais graves está a questão da manutenção das viaturas. Há relatos inclusive de ambulâncias que vão para a oficina e retornam com o mesmo problema. Por vezes o serviço que deveria rodar com três viaturas acaba rodando com apenas uma para atender toda a cidade, incluindo Floriano, Iguatemi e Sarandi. Os servidores também colocaram a questão da descentralização do serviço. Medida que poderia diminuir o tempo de espera dos pacientes por uma ambulância. A valorização do servidor também foi reivindicada. Só como exemplo um condutor do SAMU tem como salário base pouco mais de R$ 1mil mensais.
Em seguida foi solicitado pelos vereadores que tudo fosse colocado no papel e entregues aos vereadores. Os relatores desse documento foram os servidores Paulo Meyer, Wagner Castilho e esse servidor e blogueiro.
Pouco antes das 14horas o documento foi protocolado no gabinete da presidência da Câmara, que fez uma cópia para cada vereador. Também foi entregue ao secretário de saúde Antonio Carlos Nardi durante a audiência pública de prestação de contas da secretaria de saúde.
Finalizando, alguns pontos devem ser ressaltados. Primeiro, os servidores reconhecem que o atual diretor do SAMU, o senhor Eduardo Krevieski tem se esforçado para solucionar esses problemas. Não reconhecer sua disposição seria desonesto. Segundo, reconhecer a importância da ida desses vereadores para tomarem conhecimento dos problemas e buscar soluções. Soma de esforços e vontade política podem mudar essa situação.
Faço uma ressalva. A maioria de minhas postagens são críticas quanto a atual administração. Críticas com responsabilidade baseadas em fatos. Reconheço que há tempos não posto nada sobre o SAMU pois quem tem a obrigação de tomar a frente, de forma aguerrida, sobre as reivindicações dos servidores é o sindicato.  Como cidadão, servidor ou usuário do SUS luto para que o serviço melhore e não  oposto disso.
Finalizando, a reunião foi muito positiva. Há de se reconhecer a importância da visita dos vereadores, a disposição do atual diretor senhor Eduardo Krevieski e a coragem dos servidores nessa reunião em relatar os problemas e reivindicar melhores condições de trabalho. É inegável que mesmo com difíceis condições de trabalho esses servidores são enormemente dedicados em seu trabalho. Afinal de contas para que aguarda uma ambulância do SAMU, um minuto vale ouro, ou uma vida.
Aguardamos para que as reivindicações sejam atendidas e soluções sejam encontradas.

(Foto:  assessoria da vereadora Carmem Inocente)

Um comentário:

  1. Devemos nos servir deste momento de mudanças para unir e revindicar as melhorias que os servidores e o próprio serviço SAMU precisam urgentemente!!!!!
    Parabens!! Paulo Meyer.

    ResponderExcluir